Líderes mundiais parabenizam Biden e Kamala Harris por posse nos EUA

Líderes mundiais parabenizam Biden e Kamala Harris por posse nos EUA

Democratas tomaram posse no Capitólio na tarde desta quarta-feira

AE e AFP

Democratas tomaram posse na tarde desta quarta-feira

publicidade

Líderes mundiais parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris, nesta quarta-feira, pela posse dos democratas como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente. O ex-vice de Barack Obama é o 46º chefe da Casa Branca e a ex-senadora, a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice.

"No FMI, esperamos trabalhar com seu governo para apoiar a recuperação da pandemia, revigorar o crescimento e construir um mundo mais verde e justo!", escreveu a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, em sua conta oficial no Twitter.

Também na rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desejou "o melhor" a Biden e Harris para combater a pandemia de Covid-19. "É hora de trazer de volta a convicção e o bom senso e rejuvenescer nossa relação UE-EUA", escreveu Michel.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que o país europeu está pronto para enfrentar os desafios da agenda internacional juntamente com os EUA. "Este é um grande dia para a democracia, alcançando muito além das fronteiras americanas", ressaltou.

Mais cedo, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, haviam parabenizado os democratas.

Já a Rússia anunciou, nesta quarta-feira, que espera um trabalho "mais construtivo" com o governo do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para prorrogar o tratado de desarmamento New Start, que expira em 5 de fevereiro. "Esperamos que o novo governo dos Estados Unidos mostre uma posição mais construtiva no diálogo conosco" sobre a prorrogação do tratado New Start que limita os arsenais nucleares das duas potências, afirmou a chancelaria russa em comunicado, publicado poucos minutos após a posse de Joe Biden.

O presidente francês, Emmanuel Macron, enviou nesta seus "melhores votos" a Joe Biden, recém-empossado presidente dos Estados Unidos, e saudou sua decisão de fazer o país retornar ao Acordo de Paris sobre o clima. "A Joe Biden e Kamala Harris, meus melhores votos neste dia histórico para o povo americano", escreveu o chefe de Estado na mensagem, que mais tarde retuitou em francês. "Somente juntos poderemos enfrentar os desafios de nosso tempo. E juntos poderemos enfrentar o desafio climático, agindo pelo bem de nosso planeta", acrescentou o chefe de Estado francês em seu texto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895