López Obrador opta por "prudência" após ameaça de Trump de fechar fronteira

López Obrador opta por "prudência" após ameaça de Trump de fechar fronteira

Presidente do México afirmou que não irá comentar assunto por ser uma questão interna dos EUA

AFP

López Obrador opta por "prudência" após ameaça de Trump de fechar fronteira

publicidade

O presidente de México, Andrés Manuel López Obrador, descartou nesta sexta-feira opinar sobre a ameaça do presidente americano, Donald Trump, de fechar a fronteira comum ao assegurar que não quer "ser imprudente".

"Nós temos atuado com prudência, de maneira cautelosa, não comentamos a questão porque é uma questão interna dos Estados Unidos", disse o presidente em sua entrevista coletiva matinal. "Não queremos ser imprudentes, não consideramos que devamos participar desse assunto", acrescentou, após ser questionado sobre a ameaça do presidente dos Estados Unidos.

Mais cedo, Trump ameaçou no Twitter fechar a fronteira com o México, a menos que o Congresso aprove fundos para financiar um muro de fronteira, em meio a uma discussão que levou o governo dos EUA a parar parcialmente. "Seremos forçados a fechar completamente a fronteira sul se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para acabar o muro e não mudarem as ridículas leis de imigração", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Trump também disse que o fechamento da fronteira seria "uma operação lucrativa", garantindo que seu país perde dinheiro no comércio com o México sob o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que foi recentemente renegociado.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895