Liga Árabe convoca reunião após ofensiva turca na Síria
capa

Liga Árabe convoca reunião após ofensiva turca na Síria

Chanceleres do grupo se encontram no sábado para debater operação militar

Por
AFP

Líderes avaliam que ação viola soberania e direito internacional

publicidade

A Liga Árabe convocou uma reunião urgente para este sábado para discutir a ofensiva da Turquia contra as forças curdas na Síria, anunciou a organização. "A pedido do Egito, os ministros árabes das Relações Exteriores se reunirão no Cairo em 12 de outubro para discutir sobre a agressão turca em território sírio", declarou Hosam Zaki, vice-secretário-geral da Liga, em um comunicado.

A Turquia iniciou uma ofensiva na quarta-feira contra as forças curdas do nordeste da Síria, aliadas dos países ocidentais na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), o que provocou uma onda de críticas internacionais e de ameaças de sanções à Turquia por parte de senadores americanos.

A ofensiva turca "viola o direito internacional e constitui um ataque inaceitável contra a soberania de um Estado membro da Liga", completou Zaki. A Síria foi suspensa da organização pan-árabe em 2011, poucos meses após o início do conflito no país. A questão da reintegração de Damasco provoca divisão há mais de um ano entre os países da Liga.