Lisboa vai batizar rua com nome de Marielle Franco

Lisboa vai batizar rua com nome de Marielle Franco

Câmara Municipal aprovou proposta do Bloco de Esquerda por unanimidade

Correio do Povo

Vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada em 2018

publicidade

A Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal, aprovou por unanimidade (ao todo, são 17 assentos) uma proposta do vereador Manuel Grilo, do partido Bloco de Esquerda, para a criação de uma rua com o nome da brasileira Marielle Franco, assassinada a tiros em 14 de março de 2018. No caso, o motorista do carro onde a vereadora do Rio de Janeiro se encontrava, Anderson Pedro Gomes, também foi morto.

• Leia mais sobre o caso

O próximo passado é o envio à Comissão Municipal de Toponímia, que, como órgão consultivo da autarquia, vai propor qual rua passará a se chamar "Marielle Franco". "Socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e crítica da recente ocupação de vastas áreas urbanas pela intervenção militar do governo federal no Rio de Janeiro, Marielle Franco empenhou-se na luta pelos direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e dos moradores de favelas e periferias, e na denúncia da violência policial", diz o partido em nota no seu site.

Grilo, professor e membro do Conselho Nacional de Educação, celebrou a notícia pelo Twitter. "Temos a honra de poder homenagear a Marielle Franco, vereadora de esquerda que foi brutalmente assassinada no Rio de Janeiro em 2018. A sua memória perdurará também em #Lisboa, porque as causas pelas quais lutava são as nossas. #Marielle, presente!", escreveu em sua rede social.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895