Lojas norte-americanas restringem vendas de armas após massacre

Lojas norte-americanas restringem vendas de armas após massacre

Dick's Sporting não vai comercializar fuzis e Walmart aumentou idade de compra para 21 anos

AFP

publicidade

Uma das maiores redes de artigos esportivos dos Estados Unidos, a Dick's Sporting Goods, anunciou nesta quarta-feira que vai deixar de vender fuzis de assalto após o massacre que deixou 17 mortos em uma escola na Flórida. Depois do tiroteio mais letal em uma escola do país nos últimos cinco anos, a empresa fundada há 70 anos em Nova York também anunciou que, a partir de agora, só venderá armas para maiores de 21 anos, além de não oferecer mais tambores de alta capacidade. A rede de lojas de departamento Walmart também anunciou a elevação da idade para a compra de armas em suas unidades para 21 anos.

Desde 2015, a Walmart já não vende fuzis de assalto semiautomáticos ou armas curtas, exceto no Alasca. As decisões marcam um posicionamento mais duro do setor privado, após a inédita mobilização de jovens estudantes que sobreviveram à tragédia na escola secundária de Parkland, símbolos da luta pelo controle de armas no país.

Após receber duras críticas nas redes sociais, na semana passada várias empresas como Hertz e Delta anunciaram o fim das parcerias com a Associação Nacional de Rifles (NRA), após receberem fortes críticas nas redes sociais.Este lobby há anos financia diversos congressistas e insiste que a Constituição garante aos cidadãos americanos o direito de portar armas. A NRA classificou como "covardia política e cívica" os anúncios das empresas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895