Lugo reaparece em público após diagnóstico de câncer

Lugo reaparece em público após diagnóstico de câncer

Presidente paraguaio viajará para São Paulo na próxima terça

AFP

Presidente do Paraguai reaparece em público após diagnóstico de câncer

publicidade

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, reapareceu brevemente em público neste domingo dois dias depois de ser diagnosticado com câncer linfático. Ele abriu uma maratona de 42 km em homenagem ao bicentenário da independência paraguaia,

Sua reaparição coincide com a divulgação de novos exames que confirmaram que há outro gânglio linfático afetado, na região do tórax. O diagnóstico foi divulgado na sexta-feira com base em uma biópsia dos gânglios que foram retirados na quarta-feira.

Lugo, ex-bispo católico de 59 anos, partidário da Teologia da Libertação, viajará na terça-feira a São Paulo no avião oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser internado no hospital Sírio Libanês. Ele passará exames rigorosos para investigar o estágio da doença, seu tratamento e os medicamentos que deverá tomar, informou o médico Néstor Martínez.

A aparição deste domingo ocorreu em meio à surpresa que a notícia causou nos meios políticos, onde já se levanta a possibilidade de o vice-presidente, Federico Franco, do Partido Liberal (direita), assumir o cargo. O governante tinha operado a próstata em janeiro passado e conta com antecedentes de câncer na família.

O linfoma pode invadir outros órgãos do corpo e seu único tratamento é a quimioterapia, a um ritmo de uma ou duas sessões por mês, com internações de no mínimo 12 horas cada, no espaço de seis meses. Esse tipo de câncer é curável em 60% dos casos, segundo os médicos oficiais.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895