Lula dá início à Cúpula do G20 e vê “mundo pior” em função de guerras

Lula dá início à Cúpula do G20 e vê “mundo pior” em função de guerras

Presidente anunciou o lançamento de aliança global para combater a fome

Correio do Povo
Lula dá início ao G20 com discurso de combate à fome

Lula dá início ao G20 com discurso de combate à fome

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à Cúpula do G20 no final da manhã desta segunda-feira. Em seu discurso de abertura, o chefe de Estado brasileiro mencionou que o planeta vive em um contexto de guerras e constatou que o “mundo está pior”. Ele destacou a importância das principais economias do mundo lutarem contra a fome no mundo. Ele anunciou o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza.

“A primeira Cúpula do G20 em que estive foi em 2008, após a crise financeira daquele ano. Constato que 16 anos depois o mundo está pior. Temos o maior número de conflitos desde Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados”, comentou.

Lula citou dados da FAO, que indicam que em 2024 há 733 milhões de pessoas subnutridas. “A fome e a pobreza não são resultados da escassez ou de fenômenos naturais. A fome, como dizia o cientista brasileiro Josué de Castro, é a expressão biológica dos males sociais. É produto de decisões políticas que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade”, disse.

O chefe de Estado fez uma convocação aos líderes presentes a lutarem contra a fome. “Cabe aos integrantes desta mesa (cúpula) a inadiável tarefa de acabar com essa chega que envergonha a humanidade”, completou.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895