México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA
Claudia Sheinbaum tem a intenção de propor diálogo com colega norte-americano

publicidade
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, alertou Donald Trump nesta terça-feira (26) que novas tarifas não impedirão a migração irregular ou o consumo de drogas nos Estados Unidos, depois de o presidente eleito ter ameaçado impor tarifas de 25% sobre as importações mexicanas.
"Presidente Trump, não é com ameaças ou tarifas que você vai parar o fenômeno da imigração, nem o consumo de drogas nos Estados Unidos", disse a presidente de esquerda ao ler uma carta que enviará nesta terça-feira ao presidente eleito e na qual também propõe iniciar um diálogo.
Nessa segunda-feira, Trump disse que pretende impor tarifas para deter o que chamou de "invasão" de drogas e "imigrantes ilegais", e que vai aplicar um adicional de 10% sobre as tarifas já existentes aos produtos da China.
Trump ameaçou durante sua campanha eleitoral impor tarifas de dois dígitos para proteger a indústria nacional, e declarar guerra à imigração ilegal e ao narcotráfico. Em sua rede social, ele afirmou que as medidas começarão a ser aplicadas assim que ele tomar posse.