México eleva nível de alerta após aumento acelerado de casos de coronavírus

México eleva nível de alerta após aumento acelerado de casos de coronavírus

Governo teme uma saturação do sistema hospitalar do país

AFP

Governo teme uma saturação do sistema hospital do país

publicidade

O México elevou nesta terça-feira o nível de alerta sanitário, diante do aumento acelerado de casos de contágio do novo coronavírus. O anúncio foi dado pelo governo, que teme uma saturação do sistema hospitalar.

"Hoje queremos dar por iniciada a fase três da epidemia da Covid-19, lembrando que estamos na fase de rápida ascensão, na qual vai se acumular um grande número de contágios e de hospitalizações", disse o subsecretário de Saúde do México, Hugo López-Gatell, em entrevista coletiva junto com o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Anistia de presos

O Senado mexicano aprovou, nessa segunda-feira, uma Lei de Anistia para aqueles que cometeram crimes não graves pela primeira vez e permitirá a libertação de prisioneiros para evitar o contágio de coronavírus nas prisões do país.

A norma foi aprovada com 63 votos a favor, 12 contra e três abstenções na sessão plenária da Câmara Alta e será promulgada pelo Presidente Andrés Manuel López Obrador, uma vez que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. 

Durante a sessão, os senadores usaram máscaras faciais e luvas. Ricardo Monreal, coordenador do grupo Morena, partido do presidente Andrés Manuel López Obrador, declarou que a aprovação da lei era um ato de humanismo para salvar vidas. 

"É fato que as prisões são um foco de infecção que, além de representar um perigo e uma ameaça à sua população, também é um fator de risco para o mundo exterior", informou Monreal.

A lei concede anistia àqueles que cometeram crimes não graves pela primeira vez e sem usar armas de fogo. A medida exclui aqueles que estão presos por assassinato, sequestro ou tráfico de pessoas.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895