Macron e Scholz conversam novamente com Putin sobre Ucrânia

Macron e Scholz conversam novamente com Putin sobre Ucrânia

Três líderes já haviam falado por telefone na quinta-feira

AFP

Presidente francês Emmanuel Macron

publicidade

O presidente francês Emmanuel Macron e o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, discutiram a guerra na Ucrânia novamente neste sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, um dia após a cúpula europeia em Versalhes (oeste de Paris), anunciou a presidência francesa.

A ligação, que começou por volta das 12h (08h em Brasília), terminou por volta das 14h, disse a presidência francesa, acrescentando que Macron já havia falado com Zelensky.

Em um vídeo divulgado pela presidência ucraniana, Volodimir Zelensky pediu aos líderes francês e alemão neste sábado que ajudassem a libertar o prefeito da cidade ucraniana de Melitopol, que segundo Kiev foi sequestrado no dia anterior.

Os três líderes já haviam falado por telefone na quinta-feira, em uma conversa em que França e Alemanha "exigiam à Rússia um cessar-fogo imediato".

Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia 

Emmanuel Macron, que foi recebido por Putin no Kremlin em 7 de fevereiro, já se reuniu nove vezes por telefone com o líder russo, segundo a presidência francesa.

Reunidos em uma cúpula em Versalhes, perto de Paris, os europeus intensificaram a pressão sobre a Rússia na sexta-feira para encerrar sua ofensiva militar, ameaçando novas sanções "maciças" contra Moscou e anunciando um aumento no financiamento de armas para a Ucrânia.

Macron não descartou que a União Europeia possa tomar sanções significativas contra o petróleo e o gás russos no futuro, algo que foi descartado até agora devido ao custo significativo que acarretaria para os países europeus, altamente dependentes dos hidrocarbonetos russos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895