Mundo

Maduro convoca população para comemorar vitória nas ruas da Venezuela

Chavista venceu eleições presidenciais por diferença de apenas 235 mil votos

Maduro convoca população para comemorar vitória nas ruas da Venezuela
Maduro convoca população para comemorar vitória nas ruas da Venezuela Foto : Luis Acosta / AFP / CP
Após a vitória no domingo, o presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou na tarde desta segunda-feira a população para participar do ato de sua proclamação, junto ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Maduro recebeu 50,66% dos votos contra 49,07% para Henrique Capriles e ganhou a disputa pela sucessão do finado presidente Hugo Chávez por uma diferença de apenas 235 mil votos.

A oposição, no entanto, informou que não reconhece o resultado e pediu a verificação da contagem dos votos. Maduro ainda não concedeu entrevista coletiva à imprensa mas, em pronunciamento, disse que aceita a chamada verificação cidadã, uma auditoria feita pelo CNE. O órgão eleitoral, no entanto, também não se pronunciou sobre como será feita a verificação.

O presidente eleito anunciou que a data de juramentação, prevista para o dia 19 de abril, próxima sexta-feira, será mantida e pede que o povo permaneça nas ruas em comemoração, até o dia de seu juramento. A participação no peito na Venezuela foi de 78,71%, dos 19 milhões de eleitores habilitados.

Bookmark and Share