Mundo

Maduro diz que Chávez ficará no cargo mesmo que não possa assumir

Constituição venezuelana prevê novas eleições se presidente estiver ausente na posse

Constituição venezuelana prevê novas eleições se presidente estiver ausente na posse
Constituição venezuelana prevê novas eleições se presidente estiver ausente na posse Foto : Ho/AFP/CP
Em discurso que contraria a Constituição da Venezuela, o vice-presidente, Nicolás Maduro afirmou nesta sexta-feira que Hugo Chávez  continuará no poder mesmo que não possa assumir o cargo em 10 de janeiro. Ele classificou o juramento uma "formalidade" a ser resolvida posteriormente no Supremo Tribunal.

A Carta Magna da Venezuela afirma que caso seja decretada a ausência antes da posse ou nos primeiros quatro anos de governo, devem ser convocadas novas eleições presidenciais, no prazo de 30 dias. "O período constitucional 2013-2019 começa em 10 de janeiro. No caso do presidente Chávez, que é um presidente reeleito, ele continua em funções e a formalidade de seu juramento poderá ser resolvida perante o TSJ", enfatizou Maduro, em entrevista ao canal oficial VTV.

Diante das incertezas causadas pelos rumores sobre o agravamento do estado de saúde de Chávez, o governo venezuelano promove uma campanha para tranquilizar a população. As autoridades venezuelanas acusam a oposição de estimular o clima de dúvidas no país. Em seu pronunciamento, na noite de quinta, o ministro Ernesto Villegas leu um comunicado oficial e disse que há uma “guerra psicológica” no país com o objetivo de “desestabilizar” a região.

Por outro lado, a oposição a Chávez cobra mais informações sobre o estado geral de saúde do presidente. Internado há quase um mês em Havana, Cuba, para tratamento de combate ao câncer, Chávez não aparece em público desde o início de dezembro. Em 18 meses, foi submetido a quatro cirurgias.


Bookmark and Share