Mandela segue internado em estado "estável, mas crítico", diz presidência

Mandela segue internado em estado "estável, mas crítico", diz presidência

Líder sul-africano foi internado em Pretoria em junho para tratar infecção dos pulmões

AFP

Mandela segue internado em estado estável, mas crítico, diz presidência

publicidade

O líder sul-africano Nelson Mandela, que recebe assistência médica domiciliar desde setembro, segue em "estado estável, mas crítico", indicou nesta segunda-feira a presidência da África do Sul, ao se expressar pela primeira vez desde que o presidente deixou o hospital, há quase três meses.

"O estado de saúde do ex-presidente continua sendo mais ou menos o mesmo de quando o presidente (Jacob) Zuma o visitou pela última vez, ou seja, estável, mas crítico, e Madiba segue respondendo ao tratamento", segundo um comunicado.

O líder antiapartheid foi internado em um hospital de Pretoria no dia 8 de junho para tratar de uma infecção nos pulmões. Ele vem lutando contra a doença desde que contraiu tuberculose durante suas quase três décadas de prisão por se opor ao regime de minoria branca na África.

Foi a quarta hospitalização de Mandela desde uma estadia de três dias em dezembro de 2012 e a mais longa até hoje. Milhares de pessoas compareceram ao hospital em Pretoria nos últimos meses, promovendo orações e deixando cartões no portão.

Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 e cumpriu mandato de cinco anos, se retirando da vida pública muito tempo depois. Sua saúde se deteriorou nos últimos anos e ele fez uma de suas últimas aparições públicas durante a Copa do Mundo de Futebol no país, em 2010.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895