Mundo

Manifestantes protestam contra criação de novo estado na Índia

Grupo bloqueou estradas e invadiu ruas de Andhra Pradesh

Indianos protestam contra criação do 29º estado
Indianos protestam contra criação do 29º estado Foto : Noah Seelam / AFP / CP
A decisão do governo indiano de criar um 29º estado, o Telangana, desencadeou nesta sexta-feira protestos no sudeste da Índia. Os manifestantes bloquearam estradas e invadiram as ruas nas regiões costeiras de Andhra Pradesh, um dia depois de o governo aprovar a divisão deste estado em dois.

Telangana, cuja criação deve ainda ser aprovada pelo Parlamento, se estenderá pela superfície de uma região pobre e que sofre frequentemente com secas que, segundo os partidários do projeto, estava até então descuidada pelo governo de Estado. A capital da região, Hyderabad, especializada em tecnologias da informação, será comum aos dois Estados por ao menos os próximos dez anos, anunciou o governo.

No distrito de Ananthapuram, a 400 quilômetros de Hyderabad, os manifestantes rasgaram cartazes do governante Partido do Congresso e gritaram palavras hostis. Segundo os opositores, a criação deste novo estado, o governo abriu "caixa de Pandora" ao dar razão aos outros grupos minoritários que reclamsam a criação de novos estados.

Andhra Pradesh, criado em 1956, é o quinto maior estado da Índia. Em 2009, o Partido do Congresso havia obtido a maioria das 42 cadeiras de parlamentares atribuídos a esta região. O parlamento indiano conta atualmente com 543 membros.

Bookmark and Share