Marrocos vota em eleições gerais sobre futuro do partido islamista no poder

Marrocos vota em eleições gerais sobre futuro do partido islamista no poder

Chefe de governo sai do partido que liderar as eleições legislativas

AFP

publicidade

Os marroquinos votam nesta quarta-feira (8) nas eleições legislativas e locais que vão decidir o futuro do partido islâmico PJD, há uma década no poder. As seções eleitorais abriram às 8h locais (4h no horário de Brasília) e fecham as portas às 19h locais (15h em Brasília). As primeiras estimativas de resultados devem começar a serem divulgadas à noite.

Pela primeira vez, cerca de 18 milhões de marroquinos poderão votar no mesmo dia para eleger os 395 deputados da Câmara dos Deputados e mais de 31.000 líderes comunais e regionais. Nas eleições legislativas de 2016, a participação foi de 43%.

O chefe de governo sai do partido que liderar as eleições legislativas. Ele é nomeado pelo rei Mohamed VI e forma um Executivo por um mandato de cinco anos. Neste reino de 36 milhões de habitantes, porém, as grandes decisões em setores estratégicos, como agricultura, energia e indústria, partem de iniciativas do monarca.

O Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD, um islâmico moderado), liderado pelo primeiro-ministro em final de mandato Saad-Eddine El Othmani, espera se reeleger para uma terceira administração.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895