Material radioativo desaparece no Iraque

Material radioativo desaparece no Iraque

Material que pertence a empresa turca SGS está desaparecido há mais de três meses

AFP

publicidade

As autoridades iraquianas estão em busca do material radioativo que desapareceu há mais de três meses no Sul do país. A empresa americana de petróleo e gás Weatherford informou à comissão ambiental de Basra sobre a perda no dia 15 de novembro, informou Khajak Ferweer, que dirige o departamento de radiação desta comissão.

Segundo o diretor do departamento de radiação comissão ambiental de Basra, Khajak Ferweer, a exposição a este material, que contém alguns grãos de Iridio-192, pode provocar queimaduras ou câncer no longo prazo, mas ele não pode ser usado para fabricar uma bomba. No entanto, o produto radioativo pode ser empregado em explosivos convencionais para criar as chamadas "bombas sujas". Mas a escassa quantidade de Iridio torna difícil a realização desta hipótese.

O material perdido pertence à companhia turca SGS, segundo Ferweer, que tem contrato com a americana Weatherford. O Sul do Iraque abriga o coração da indústria petrolífera do país. As milícias iraquianas e os grupos criminosos são ativos em algumas zonas do Sul do Iraque, enquanto o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) controla o território ao Norte e a Oeste de Bagdá. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895