Merkel alerta que é cedo para afrouxar regras de isolamento social na Alemanha

Merkel alerta que é cedo para afrouxar regras de isolamento social na Alemanha

Chanceler disse que há melhoras nos dados, mas não quer passar falsas esperanças

Correio do Povo e AFP

Chanceler falou em pronunciamento transmitido pelas redes sociais

publicidade

Em uma mensagem de vídeo, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, preparou os seus compatriotas para uma época de Páscoa "mais diferente do que nunca", advertindo que lidar com a pandemia de Covid-19 é uma "tarefa hercúlea". A estadista vê os primeiros sinais de abrandamento nna dissemianação do novo coronavírus, destacando, contudo, que é "muito cedo" para suavizar as medidas restritivas adotadas até agora para conter a propagação do novo coronavírus. "O crescimento de novos contágios confirmados é um pouco mais lento do que há alguns dias", disse em discurso publicado nesta sexta-feira. "É verdade que os números mais recentes do Instituto Robert Koch, por mais altos que sejam, estão dando muita esperança com cautela".

Merkel sua fala para um apelo renovado à paciência dos cidadãos. "Vemos como a propagação do vírus diminui... Está funcionando", declarou sobre as duras medidas de confinamento impostas pelo governo federal. A líder disse que seria "absolutamente irresponsável se simplesmente desse a você um dia específico, hoje, em que as medidas poderiam ser canceladas ou pelo menos relaxadas". Ressaltou que sua gestão não cumpriria a responsabilidade "se despertássemos falsas esperanças agora, concordando com prazos de saída que de modo algum resistissem à realidade".

Nos últimos dias, conforme dados do Instituto Robert Koch, um portador do vírus contamina uma pessoa em média, uma "taxa de reprodução" que parece se estabilizar. Nas últimas semanas, cinco a sete pessoas eram infectadas por um único doente. Na mensagem em vídeo, Merkel fez uma promessa pessoal aos cidadãos: "O que posso e prometo a você é que você pode confiar no fato de que o governo federal e eu pessoalmente pensamos dia e noite sobre como fazemos duas coisas: a proteção da saúde para todos e um processo com o qual a vida pública é possível passo a passo".

"Nosso país está no seu melhor"​

A chanceler apontou que Alemanha está enfrentando de forma dura a pandemia, mas considerou que a população precisa colaborar. "Para que isso continue, eu preciso, digo francamente, também da sua ajuda – a ajuda que você vem dando de maneira tão maravilhosa há semanas", frisou, eu uma mensagem direta, dirigindo-se ao interlocutor no singular. "É simplesmente ótimo o que a grande maioria das pessoas em nosso país faz. Nosso país está no seu melhor".

Merkel informou ainda aos alemães que a festa da Páscoa terá inúmeras restrições: "Todos nós experimentaremos um tempo de Páscoa completamente mais diferente do que nunca." Visitas a igrejas não serão possíveis, a procissão será permitida apenas no círculo mais estreito e visitas a parentes e outras viagens curtas também não poderão ser realizadas este ano. "Essas são verdades duras, eu sei", disse a chanceler. "Estamos acostumados a mudar, fazer alguma coisa, viajar quando queremos e para onde queremos ir.. Agora há subitamente regras, restrições, proibições em todos os lugares. Mas elas são literalmente vitais", concluiu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895