Metade do Uruguai está em alerta por fortes chuvas e inundações

Metade do Uruguai está em alerta por fortes chuvas e inundações

Instituto Uruguaio de Meteorologia anunciou possibilidade de um ciclone extratropical sobre o mar

AFP

Comemorações ao feriado nacional em homenagem a Artigas foram canceladas nas escolas

publicidade

O Uruguai tem metade de seu território sob alerta meteorológico devido às fortes chuvas e ventos que agravam o impacto das inundações. Diante do agravamento da situação e dos riscos impostos pelas condições climáticas, nesta quarta-feira, dia de feriado nacional no qual se comemora o nascimento do herói José Artigas, todos os atos de homenagem nas escolas foram suspensos na parte sul do país. Os estados do sul se encontram sob alerta laranja por "ventos muito fortes e persistentes", informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inumet).

De acordo com o Sistema Nacional de Emergências (Sinae), um total de 7.406 pessoas permanecem deslocadas em todo o país, dos quais 2.352 habitantes foram evacuados pelas autoridades e 5.054 saíram de suas casas como medida preventiva. Além disso, 12 estradas nacionais permanecem cortadas em diferentes seções. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um alerta laranja para ventos muito fortes e persistentes, e um alerta amarelo para ventos fortes e persistentes.

O Inumet também anunciou que um ciclone extratropical sobre as águas ocorreria desde o início desta quarta-feira e afetaria todo o país, principalmente na costa oeste. Este é um fenômeno meteorológico ligado à baixa pressão atmosférica. No hemisfério sul, consiste na presença de um conjunto de ventos intensos que giram no sentido horário e produzem nebulosidade e tempestades.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895