Milhares de turistas bloqueados na Indonésia após erupção vulcânica

Milhares de turistas bloqueados na Indonésia após erupção vulcânica

Cinco aeroportos foram fechados e mais de 300 voos, cancelados

AFP

Passageiros bloqueados no aeroporto internacional Ngura Rai de Bali

publicidade

Uma erupção vulcânica no centro da Indonésia provocou o fechamento de cinco aeroportos nesta sexta-feira, incluindo o da ilha de Bali, e o cancelamento de 350 voos, o que deixou milhares de turistas bloqueados.  A erupção aconteceu no monte Raung, de 3, 3 mil  metros de altura. O vulcão emitia lava e densas nuvens de cinzas nesta sexta-feira.

O fechamento dos aeroportos acontece em plena temporada turística em Bali, a única ilha hindu no país de maioria muçulmana, um destino paradisíaco que atrai milhões de pessoas a cada ano.

Os passageiros bloqueados no aeroporto internacional Ngura Rai de Bali aguardavam informações sobre os voos. "É bastante caótico", disse Katie Nagar, uma americana que vive na Indonésia. "Há uma fila de centenas de pessoas que aguardam para falar com o serviço de passageiros", completou.

Quase mil pessoas estavam bloqueadas no aeroporto e algumas chegaram a dormir no saguão.  O diretor geral do aeroporto internacional de Bali, Trikora Harjo, informou que 330 voos - 160 domésticos e 170 internacionais - foram suspensos. "O aeroporto deve permanecer fechado até 21h30min" (10h30min de Brasília), disse.

O monte Raung é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia, arquipélago situado no "círculo de fogo do Pacífico", uma região de forte atividade sísmica e vulcânica.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895