A distância do primeiro para o novo acampamento é de cerca de 300 metros, explicou o ministro. Os mineiros haviam montado o acampamento em um local bastante amplo, onde há diversas secções, improvisando um refeitório, um local de lazer, um dormitório e uma dispensa, mas o ponto era extremamente úmido e quente.
A alta umidade associada ao calor produziu fungos e feridas nos corpos de alguns mineiros, que já estão sendo tratados com medicamentos enviados da superfície, revelaram as autoridades. O ministro Golborne confirmou ainda que nesta segunda-feira terá início a perfuração para resgatar os mineiros, e que o fim da operação está previsto para entre três e quatro meses.
Com a perfuradora Strata 950, os técnicos farão um túnel vertical de cerca de 66 cm de diâmetro para retirar os mineiros, um a um. A mina de San José está situada na zona de Copiapó, 800 km ao norte de Santiago.