Mundo

"Minha alegria é maior que meu cansaço", diz Papa na Itália

Pontífice encerrou viagem ao Brasil com grande missa no Rio de Janeiro

Papa desembarca na Itália após Jornada da Juventude
Papa desembarca na Itália após Jornada da Juventude Foto : Andreas Solaro / AFP / CP
O Papa Francisco retornou na manhã desta segunda-feira a Roma de sua primeira viagem internacional de uma semana ao Brasil para presidir a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. O avião do Papa aterrissou no aeroporto romano de Ciampino e, como na viagem de ida, o pontífice desembarcou carregando sua própria maleta pessoal preta. "Estou de retorno a casa, e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!", escreveu o Papa no Twitter ao voltar ao Vaticano.

O Papa foi recebido às 9h33min (6h33min de Brasília) pelo ministro italiano do Interior e número dois do governo, Angelino Alfano. Junto ao Papa estava o número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone.

O Papa encerrou no domingo sua viagem ao Brasil com uma grande missa na praia de Copacabana diante de mais de três milhões de pessoas, informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Durante a primeira viagem de seu pontificado, o Papa argentino, de 76 anos, recebeu um grande apoio popular e manifestou grande alegria ao convocar os jovens a buscar a mudança, depois de ter visitado uma favela e conversado com viciados em drogas e detidos.

Durante sua permanência no Brasil, o argentino Francisco recebeu a hierarquia da Igreja latino-americana, com quem falou dos problemas e falhas da entidade diante da perda de fiéis.

Francisco também anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada em 2016 em Cracóvia, no Sul da Polônia, a terra natal do papa João Paulo II, fundador da JMJ.

Bookmark and Share