Ministro da Saúde afirma que pandemia está sob controle na Alemanha

Ministro da Saúde afirma que pandemia está sob controle na Alemanha

Lojas de até 800 metros poderão ser reabertas no país, desde que obedeçam rígidas regras de higiene

AFP

Ministro alemão considera que país coronavírus tenha se estabilizado

publicidade

A pandemia do novo coronavírus está "sob controle e é administrável" na Alemanha, anunciou nesta sexta-feira o ministro da Saúde, Jens Spahn."Podemos dizer agora que tem funcionado, que conseguimos passar de um crescimento dinâmico a um crescimento linear, as taxas de infecção diminuíram de maneira significativa", destacou Spahn em uma entrevista coletiva, onde ele explicou que a Alemanha testou até o momento 1,7 milhões de pessoas.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Robert Koch para o controle de doenças divulgado na quinta-feira à noite, a taxa de infecção pessoa a pessoa caiu a 0,7%.

O "ratio" de infecção é um indicador crucial para as autoridades, pois permite medir os passos graduais da Alemanha para sair do confinamento, que forçou o fechamento das escolas e da maioria dos estabelecimentos comerciais.

A partir de segunda-feira, as lojas de até 800 metros quadrados poderão reabrir as portas, caso obedeçam as regras rígidas de higiene, anunciou na quarta-feira a chanceler Angela Merkel. As escolas poderão retomar as aulas a partir de 4 de maio, começando pelos alunos mais velhos. 

Durante a entrevista coletiva desta sexta-feira, Spahn informou que empresas alemãs produzirão 50 milhões de máscaras por semana a partir de agosto, incluindo 10 milhões do tipo FFP2, que apresentam uma proteção maior contra o coronavírus.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895