Mundo

Missão humanitária parte para resgatar reféns das Farc

Outros 16 policiais e militares considerados "moeda de troca" são mantidos em cativeiro

Missão humanitária parte para resgatar reféns das Farc
Missão humanitária parte para resgatar reféns das Farc Foto : AFP
A missão humanitária que deve buscar o último grupo de três reféns que a guerilha das Farc prometeu libertar esta semana na Colômbia partiu neste domingo, em um helicóptero cedido pelo Brasil, às 12h30min de Brasília rumo às selvas do centro do país. A missão, integrada pela ex-senadora Piedad Córdoba e representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) deve resgatar o major da polícia Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel e o policial Carlos Ocampo, no que constitui a última fase do processo de libertações iniciado na quarta-feira.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) haviam anunciado em dezembro a libertação de cinco reféns, mas no sábado acrescentaram o nome de Ocampo, que foi sequestrado há dois meses. Entre 9 e 11 de fevereiro, as Farc libertaram os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña, além do oficial da Marinha Henry López.

Além dos reféns que serão libertados neste domingo, as Farc mantêm em cativeiro outros 16 policiais e militares que consideram "moeda de troca" por guerrileiros presos, mas que segundo Córdoba podem ser liberados ainda este ano.


Bookmark and Share