Modelo negra de propaganda da Dove defende anúncio considerado racista

Modelo negra de propaganda da Dove defende anúncio considerado racista

Empresa já se envolveu em acusações de preconceito no passado

AFP

Empresa já sofreu no passado em acusações de preconceito

publicidade

A jovem modelo negra que estrelou a propaganda da marca de cosméticos Dove, considerada racista, defendeu, nesta quarta-feira, o anúncio, afirmando que seu objetivo era mostrar que "todas as peles precisam de cuidados". "Minha experiência com a equipe da Dove foi positiva", declarou Lola Ogunyemi em uma coluna publicada no jornal britânico The Guardian.

"Todas as mulheres que participaram do projeto entenderam o conceito e o objetivo principal: utilizar nossas diferenças para ilustrar o fato de que todas as peles precisam de cuidados", ressaltou. Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, a mulher negra tira uma camiseta marrom para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher branca.

O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos e pouco depois suprimido, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo. "Vejo como o material que circulou na rede pode ser mal interpretado, considerando que a Dove já foi atacada pelo mesmo assunto no passado" e que "há uma falta de confiança". Mas essas acusações trazem "muitas omissões" e não permitem que o público construa uma "opinião clara", continuou a modelo.

Para ela, a Dove, que se desculpou publicamente, "também poderia ter defendido sua visão criativa" e "o fato de que me incluíam como um dos rostos de sua campanha", insistiu. 

Em 2011, a Dove (grupo Unilever) foi acusada de racismo por outro anúncio estrelado por três mulheres, uma negra, uma morena e uma branca. A mulher negra aparecia em frente ao cartaz "Antes", com pele seca, e a mulher branca carregava o cartaz "Depois", apresentando uma pele hidratada. A morena aparecia entre as duas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895