Um motorista invadiu uma zona de pedestres na cidade de Mannhein, no sudoeste da Alemanha, e atropelou dezenas de pessoas que celebravam o carnaval nesta segunda-feira, 3, segundo a polícia. As autoridades confirmas duas mortes. A multidão atropelada participava de um desfile de rua de carnaval, que é celebrado em diversas regiões na Alemanha, de acordo com a imprensa local.
Um suspeito foi preso. É um alemão de 40 anos, disseram as autoridades regionais do estado federal de Baden-Württemberg, que não informaram se foi um acidente, o ato de uma pessoa desequilibrada ou um possível ataque. “A polícia está trabalhando intensamente para esclarecer o incidente, as circunstâncias do crime e a motivação do perpetrador”, disse o ministro do interior regional de Baden-Württemberg, Thomas Strobl, que afirmou que duas pessoas foram mortas e “várias ficaram gravemente feridas”, sem especificar quantas.
A polícia da cidade, que fica a 80 quilômetros de Frankfurt e perto da fronteira com a França, informou ainda que "a investigação continua".
A área foi declarada pelas autoridades como "de risco mortal", sugerindo que os moradores permanecessem em suas casas, segundo a polícia. "Vemos apenas feridos e o morto, e não sabemos o que fazer", disse um vendedor citado pelo jornal local Mannheime.
A polícia também pediu que os moradores locais permanecessem em casa. Testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters disseram que várias pessoas foram vistas caídas no chão após o atropelamento e que duas delas estavam sendo reanimadas pelas equipes de emergência.
Segundo ataque em menos de um mês
Este é o segundo ataque como esse na Alemanha em menos de um mês. Em fevereiro, um motorista afegão atropelou dezenas de pessoas em Munique. O ataque, considerado terrorista pelas autoridades alemãs, matou mãe e filha e deixou diversas pessoas feridas.
A polícia estava em alerta máximo para os desfiles de carnaval deste ano depois que contas nas redes sociais ligadas ao grupo terrorista Estado Islâmico fizeram apelos para ataques durante os eventos nas cidades de Colônia e Nuremberg. Não foram registrados incidentes nessas cidades.
*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo.