Mulher de 100 anos de idade se elege na Alemanha

Mulher de 100 anos de idade se elege na Alemanha

Com 991 votos, Lisel Heise conseguiu entrar para o conselho municipal de sua cidade

AE

Lisel espera agora ser ouvida depois de anos sendo ignorada pelas autoridades do país

publicidade

Lisel Heise tem 100 anos de idade e conseguiu entrar para o conselho municipal da cidade dela, a pequena Kirchheimbolanden, no sudoeste da Alemanha. Na eleição, que ocorreu no domingo, a idosa se tornou a primeira centenária em uma das cadeiras da administração local.

Em abril, o E+ contou a história de Lisel Heise. Ela decidiu se candidatar, após lutar pela reabertura da piscina pública. O local foi fechado em 2011. "Eu sei, por experiência própria, como ela é importante tanto para o espírito quanto para o corpo", declarou Lisel para a reportagem da Deutschwelle.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o pai de Lisel foi integrante do conselho municipal da cidade. Ele foi preso por quatro semanas depois de criticar a destruição de sinagogas pelo regime nazista. A alemã espera ser ouvida agora que se tornou integrante da administração, depois de anos sendo ignorada pelas autoridades.

O partido de Lisel conquistou duas cadeiras no conselho, composto por 24 assentos. A idosa recebeu 991 votos. "Quem quer mudar alguma coisa precisa trabalhar por isso", afirmou. Para ela, promover mudanças políticas e sociais é algo que independe da idade.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895