Mundo

Mulheres protestam em mina no Chile

Manifestantes vestiram uniforme de mineiro

Mulheres chilenas protestam em mina no Chile
Mulheres chilenas protestam em mina no Chile Foto : Camila Lasalle Ramirez/AFP
Um grupo de 33 mulheres chilenas desceu em uma mina nessa terça-feira para protestar contra a perda do emprego, após a extinção de um programa profissional do governo. Vestidas de uniforme de mineiro, incluindo o capacete, as manifestantes desceram a 500 metros de profundidade na "Chiflón del Diablo", uma antiga mina de carvão situada na região de Lota (500 quilômetros ao sul de Santiago), inoperante desde a década de 90 e convertida em atração turística.

As mulheres integravam o Corpo Militar de Trabalho, um programa social criado após o terremoto e o tsunami que atingiram o Chile em 27 de fevereiro passado. Elas ameaçam fazer uma greve de fome no fundo da mina para exigir a reativação do Corpo Militar de Trabalho, que empregou cerca de 12 mil pessoas até ser extinto.

No mês passado, 33 mineiros foram resgatados após 69 dias presos no fundo de uma mina no norte do Chile, em um drama que chamou a atenção de todo o planeta. 


Bookmark and Share