Mundo não está preparado para próxima pandemia, dizem especialistas

Mundo não está preparado para próxima pandemia, dizem especialistas

Relatório do Conselho de Supervisão da Preparação Global pede que líderes políticos que assumam suas responsabilidades

AFP

Covid-19 já deixou mais de 920 mil mortos ao redor do mundo

publicidade

O mundo está perigosamente despreparado para a próxima pandemia, com potencial para ser ainda mais devastadora do que a Covid-19, que deixou mais de 920 mil mortos - alertou um painel internacional nesta segunda-feira. 

"A pandemia da Covid-19 está testando a preparação em todo mundo", destacou o Conselho de Supervisão da Preparação Global (GPMB, sigla em inglês), um órgão independente lançado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Banco Mundial, que reconhece em seu último relatório anual que suas recomendações foram ignoradas. "Se as lições da Covid-19 não forem aprendidas, ou se os meios e compromissos necessários não forem postos em prática, a próxima pandemia - que é uma certeza - será ainda mais devastadora", alerta o Conselho.

"O impacto da Covid-19 é ainda pior do que havíamos previsto, e as medidas que recomendamos no ano passado ainda não foram tomadas", lamentou o copresidente deste Conselho e ex-diretor-geral da OMS, Gro Harlem Brundtland.

Do ponto de vista do custo econômico, o cálculo é simples. "Levará 500 anos para gastar em prevenção o dinheiro que o mundo está perdendo, devido à Covid-19", afirmou. "O retorno do investimento na preparação para uma pandemia é imenso", frisou.

O relatório pede mais uma vez aos líderes políticos que assumam suas responsabilidades, aumentem a cooperação e planejem o financiamento para a preparação para a próxima pandemia de longo prazo.

Além disso, sugere convocar uma cúpula internacional promovida por ONU, OMS, Banco Mundial e outras instituições financeiras internacionais para se discutir um marco global de preparação para emergências e como responder a elas. Segundo Brundtland, "o financiamento previsível e perene no nível exigido" deve ser um dos pilares desse sistema.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895