Mundo se volta para as eleições do presidente dos EUA

Mundo se volta para as eleições do presidente dos EUA

Veja o dia de votação em imagens

Correio do Povo

Adesivo disponível em estação eleitoral de Las Vegas

publicidade

As eleições que vão escolher o presidente dos Estados Unidos pelos próximos quatro anos ocorrem nesta terça-feira. A disputa é polarizada pelo atual chefe do Executivo pelo partio Democrata Barack Obama e pelo republicano Mitt Romney.

Os primeiros centros de votação abriram às 6h (9h de Brasília) nos estados de New Hampshire e Virgínia - que podem decidir a eleição. Mas mesmo nos locais pouco representativos cada voto poderá ser decisivo. Isso porque Obama e Mitt estavam empatados nas intenções de votos desde que oficializaram as candidaturas.

A tendência de uma votação extremamente equilibrada se confirmou em um dos primeiros centros. De acordo com a rede de notícias CNN, na aldeia Dixville Notch, em New Hampshire, cada candidato recebeu cinco votos.

Nos Estados Unidos, o resultado das eleições presidenciais depende de cada colégio eleitoral, que é formado por 538 delegados (chamados de electors). Cada delegado tem direito a um voto no colégio. Há, no total, 51 colégios eleitorais, um para cada estado norte-americano, mais o Distrito Federal. Para vencer as eleições, o candidato não precisa conquistar a maioria dos colégios eleitorais, mas sim obter a maioria dos mais populosos.

Porém, o voto do eleitor comum é essencial, porque é ele quem define que candidato indicará os delegados para o colégio eleitoral, ou seja, o candidato que vencer no voto popular poderá nomear os delegados daquele colégio eleitoral.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895