Mundo ultrapassa meio bilhão de casos de Covid-19

Mundo ultrapassa meio bilhão de casos de Covid-19

Número de óbitos pela doença chega a mais de 6,1 milhões

Correio do Povo

publicidade

O número de casos de coronavírus no mundo ultrapassou meio bilhão, segundo o mapa Covid-19 da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. A instituição tem acompanhado o avanço da doença desde o início da pandemia e também aponta que o total de óbitos pelo Sars-CoV-2 já chegou a mais de 6,1 milhões.

Nos últimos 28 dias, segundo o levantamento que pode ser acessado por este link, a Coreia do Sul é o país com mais casos de Covid-19 nos últimos 28 dias, com mais de 7,7 milhões de infecções, seguida da Alemanha (mais de 5,4 milhões) e França (mais de 3,5 milhões). No mesmo período, o Brasil, que tem tido uma diminuição nos índices da doença, aparece na 11ª colocação, com 732.685 casos.

Na relação desde o começo da pandemia, os Estados Unidos lideram o ranking de mais casos e mortes, com mais de 80,5 milhões de infecções e quase 1 milhão de óbitos pelo coronavírus. Os dados dos países levam em consideração apenas as mortes e casos registrados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os números sejam ainda maiores por conta da subnotificação. Nessa quarta, a instituição reforçou que considera a Covid-19 como emergência de saúde pública internacional. 

O levantamento da universidade aponta ainda que já foram administradas a nível mundial mais de 11 bilhões de vacinas contra a Covid-19. Somente no Brasil foram mais de 422 milhões de aplicações dos imunizantes, segundo o painel. O país, segundo boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), teve pela primeira vez, desde maio de 2020, nenhum estado que superou a marca de 0,3 óbitos por 100 mil habitantes por conta do Sars-CoV-2. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca que a expressiva queda de casos da doença é resultado, dentre outras medidas, da alta cobertura vacinal contra a doença. “Temos uma capacidade sem precedentes de aplicar vacinas - com mais de 38 mil salas em todo País - e contamos também com a conscientização da nossa população”, disse.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895