'Não nos resignemos, nem percamos a confiança', pede Francisco

'Não nos resignemos, nem percamos a confiança', pede Francisco

Papa comandou Vigília Pascal neste sábado, na Basílica de São Pedro

AFP

Francisco comandou Vigília Pascal no Vaticano

publicidade

O Papa Francisco pediu neste sábado, na homilia da Vigília Pascal, que lembra a ressureição de Cristo, que os católicos mantenham a confiança mesmo diante das dificuldades. A cerimônia, celebrada na Basílica de São Pedro e chamada liturgia da luz, começou às escuras, e com o Papa e os sacerdotes vestidos de branco.

“Não nos encerremos em nós mesmos, não percamos a confiança, nunca nos resignemos”, pediu o Papa na homilia da liturgia da luz, uma mensagem que pode ser aplicada não apenas à religião, mas também a qualquer dificuldade da vida, principalmente em épocas de crise.

“Os problemas, as preocupações do cotidiano, tendem a fazer com que nos encerremos em nós mesmos, na tristeza, na amargura”, afirmou o Papa, “é aí que está a morte”. Para Francisco, “não podemos nos fechar para a novidade, porque esta transforma”.

Uma vez aceso, no átrio da basílica, o círio pascal - grande vela que simboliza Cristo ressuscitado e serve para acender as velas dos fiéis -, inicia-se a procissão do Papa e de seus ministros até o altar maior, momento em que as luzes do templo são acesas. “É a celebração mais rica e, quem sabe, mais bela da Semana Santa”, comentou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O Papa quis que esta primeira liturgia da vigília pascal que preside durasse menos do que o habitual, já que simplificou a leitura do Antigo Testamento. Esta foi uma das novidades implantadas pelo primeiro jesuíta a assumir o trono de Pedro, em duas semanas de papado.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895