O presidente Mauricio Macri enviou pêsames aos parentes dos policiais e afirmou que "o povo argentino deve estar com estas famílias", ao fim de um evento com produtores agrícolas em Pergamino (220 quilômetros ao Noroeste de Buenos Aires).
O acidente aconteceu às 2h locais (3h de Brasília) na localidade de Balboa, na província de Salta, quando, por razões ainda não determinadas, o ônibus com 60 policiais a bordo caiu de uma altura de 15 metros em um rio seco, afirmou Gustavo Solís, prefeito da cidade de Rosario de la Frontera. "Por razões ainda desconhecidas, o ônibus perdeu o controle ao entrar na ponte, desabando no leito do rio Balboa", informou um comunicado da Gendarmaria nacional (polícia fronteiriça).
A polícia indicou que as condições de visibilidade eram boas no momento do acidente, razão pela qual não foi descartado um problema mecânico. O veículo seguia em caravana com outros três ônibus, a partir da província de Santiago del Estero em direção à cidade de San Salvador de Jujuy, ao norte do país. A ministra de Segurança, Patricia Bullrich, e o secretário da área, Eurgenio Burzaco, viajaram da capital argentina à zona do acidente