Número de mortos por terremoto seguido de tsunami na Indonésia passa de 1.600

Número de mortos por terremoto seguido de tsunami na Indonésia passa de 1.600

Balanço de feridos está em 2.549 e 152 pessoas ainda estão sob escombros

EFE

Além de danos em edifícios e estradas, tremor causou deslizamentos de terra em alguns lugares, soterrando vários imóveis

publicidade

As autoridades da Indonésia informaram neste sábado que passam dos 1.600 o número de mortos por conta do terremoto de magnitude 7,5 e o posterior tsunami que atingiram há uma semana o norte da ilha de Celebes. Durante entrevista coletiva, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), afirmou que o número de feridos subiu para 2.549 e que 152 pessoas ainda estão sob os escombros.

• Tsunami aniquilou povoado inteiro em ilha da Indonésia, diz Cruz Vermelha

Além disso, um total de 1.551 corpos foram enterrados em valas comuns, acrescentou o porta-voz. Algumas ONGs que estão na região asseguram que o número de pessoas sepultadas pode chegar a pelo menos 1 mil. Em Palu, uma das zonas mais afetadas, a rede elétrica segue danificada em 60%, segundo indicou a companhia estatal de eletricidade, que espera poder restabelecer totalmente o serviço até o próximo dia 14.

• Ajuda humanitária começa a chegar em áreas mais remotas da Indonésia

Além de grandes danos em edifícios e estradas, o terremoto causou deslizamentos de terra em alguns lugares, soterrando vários imóveis em um estranho fenômeno chamado "liquefação do solo". Os cientistas estão estudando as razões pelas quais o posterior tsunami foi tão violento, já que o tipo de falha onde aconteceu o tremor não costuma gerar grande movimento de ondas gigantes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895