Nasa descobre planeta parecido com a Terra e potencialmente habitável

Batizado provisoriamente de Kepler-186f, planeta está a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra

Novo planeta está localizado na constelação do Cisne

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quinta-feira a existência de um planeta de dimensões aproximadas com a Terra e no qual pode existir água em forma líquida. O planeta recebeu o nome provisório de Kepler-186f e está localizado na constelação do Cisne, a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra. O Kepler-186f é o quinto e mais afastado de um sistema de cinco planetas, todos com tamanho parecido com o da Terra. A intensidade da radiação da estrela coloca o novo planeta numa zona estelar habitável.

A equipe estima que o diâmetro de Kepler-186f é apenas 10% maior do que o da Terra – o que sugere fortemente que é rochoso. Até aqui, os planetas descobertos nas zonas habitáveis de estrelas eram todos substancialmente maiores do que a Terra. Por isso, esta descoberta é considerada um marco na pesquisa de planetas “gêmeos” do nosso, onde poderia existir vida tal como a conhecemos. Mas mesmo assim, como Kepler-186 é uma estrela anã, muito diferente do nosso Sol, diz Elisa Quintana, da Nasa e autora principal do estudo, citada pela revista Science, “consideramos que Kepler-186f é mais um ‘primo’ da Terra do que um ‘irmão gêmeo”.

Ele foi analisado pelos telescópios Gemini North e Keck II, ambos instalados em Mauna Kea, no Havaí, EUA.

Bookmark and Share