Naufrágio deixa 12 migrantes mortos na costa turca

Naufrágio deixa 12 migrantes mortos na costa turca

Outras 31 pessoas foram resgatadas, de acordo com Guarda Costeira

AFP

Autoridades não especificaram a nacionalidade das vítimas

publicidade

Os corpos de 12 migrantes foram encontrados nesta segunda-feira na costa da Turquia após o naufrágio de seu barco, informou a Guarda Costeira turca. Este naufrágio em Bodrum, no sudoeste da Turquia. Outras 31 pessoas foram resgatadas, de acordo com um comunicado da Guarda Costeira, que não especificou a nacionalidade das vítimas. As autoridades foram alertadas sobre o acidente às 07h20 (01H20 de Brasília) desta segunda-feira.

Em um primeiro balanço, oito pessoas foram mencionadas. O naufrágio ocorreu a poucos quilômetros da ilha grega de Kos. A Turquia, que abriga cerca de quatro milhões de migrantes e refugiados, a grande maioria dos quais de origem síria, é também um país de trânsito para aqueles que fogem de conflitos no Oriente Médio e tentam chegar à Europa, especialmente através de Grécia. Um acordo controverso assinado em 2016 entre a União Europeia (UE) e a Turquia reduziu o número de chegadas de barcos às ilhas gregas.

O número alcançou 875.000 em 2015, enquanto caíram para cerca de 40.000 por ano em 2017 e 2018, de acordo com a Agência Europeia de Guardas de Fronteiras e Guardas Costeiras, Frontex. Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 555 pessoas morreram desde o início deste ano tentando atravessar o Mediterrâneo para a Europa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895