Navio Costa Concórdia volta à posição vertical

Navio Costa Concórdia volta à posição vertical

Defesa Civil italiana definiu primeira etapa da operação de resgate como um sucesso

AFP

Navio Costa Concórdia volta à posição vertical

publicidade

A mega-operação para reerguer o navio de cruzeiro Costa Concordia foi concluída com sucesso às 2h desta terça-feira (23h de Brasília), na ilha italiana de Giglio. "A operação de 'parbuckling' foi concluída. O navio já está flutuando na posição vertical", anunciou em entrevista coletiva Franco Gabrielli, chefe da Defesa Civil italiana.

Na noite de 13 de janeiro de 2012, o navio de 114,5 mil toneladas atingiu um rochedo perto da costa e encalhou com 4.229 pessoas a bordo, incluindo 3.200 turistas. Trinta e duas pessoas morreram, dois corpos nunca foram encontrados.
Cinco réus no julgamento do naufrágio do navio foram condenados a penas que variam de dois anos e dez meses a um ano e seis meses de prisão, informou a imprensa da Itália.

O Tribunal italiano de Grosseto (Toscana) concedeu aos acusados o chamado "pattegiamento", que permite um acordo amigável quanto as sanções em troca de, pelo menos, o reconhecimento parcial da culpa. O comandante Francesco Schettino, cujo julgamento foi iniciado quarta-feira, teve o pedido de "pattegiamento" negado pelo Ministério Público, que emitiu um parecer desfavorável. Mas seus advogados entraram com um novo pedido.

Quatro dos condenados, cujos advogados formalizaram as requisições de negociação de suas sentenças em maio, em uma audiência preliminar, estavam à bordo do navio no momento da tragédia, o quinto é o diretor da unidade de crise da Costa Crociere, Roberto Ferrarini. Este último foi quem recebeu a pena mais dura, de dois anos e dez meses de prisão.

Há suspeitas de que Schettino tenha feito uma manobra arriscada. O acidente com o Costa Concordia, segundo investigações, ocorreu depois que o cruzeiro se aproximou de forma muito rápida das rochas em frente à Ilha de Giglio.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895