Negociador russo acusa Ucrânia de bloquear corredores humanitários

Negociador russo acusa Ucrânia de bloquear corredores humanitários

Representante da Rússia afirma que forças da Ucrânia utilizam civis "escudos humanos"

AFP

publicidade

O representante russo nas negociações entre Moscou e Kiev acusou a Ucrânia de impedir a retirada de civis de áreas de combate e afirmou que a instauração de corredores humanitários será abordada nas conversações desta segunda-feira.

"Os nacionalistas que assumiram posições nas cidades continuam mantendo civis nas localidades e os usam, direta e indiretamente, inclusive como escudos humanos, o que é claramente um crime de guerra", disse Vladimir Medinski ao canal de televisão público russo.

A Ucrânia rejeitou os corredores humanitários para Belarus e Rússia, propostos por Moscou, anunciou nesta segunda-feira a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereschuk.

"Não é uma opção aceitável", disse. Ela afirmou que os civis retirados das cidades de Kharkiv, Kiev, Mariupol e Sumy "não irão para Belarus, para em seguida embarcar em um avião e seguir para Rússia".

A situação na Ucrânia continua grave, e o total de pessoas que fugiram da invasão russa já passa de 1,7milhão. "Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse o alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, à Reuters, em entrevista por telefone.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895