O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta segunda-feira (13) que "nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel quanto Donald Trump" e que a proposta de paz do republicano cumpre todos os objetivos de Israel para a paz.
"O Hamas entende que o ataque contra Israel foi um grave erro e esta é a base para uma boa paz: paz através da força", disse Netanyahu ao Parlamento israelense.
Na ocasião, o presidente do parlamento, Amir Ohana, pediu que todos os presidentes de Câmaras e Parlamentos ao redor do mundo endossem a candidatura de Trump para o prêmio Nobel da Paz. "Trump, você é a epítome da paz. Jamais alguém chegou perto de fazer tanto quanto você pela causa", afirmou.
O discurso ocorreu horas depois da libertação de 20 reféns israelenses que estavam em cativeiro do Hamas. A libertação do grupo de homens provocou a comemoração de familiares e de israelenses nas ruas de Tel-Aviv.
- Vídeo: reféns israelenses deixam cativeiro do Hamas após dois anos
- Trump celebra início de era de “fé e paz” após soltura de reféns de Israel
- Produtores, pianista e soldado: veja quem são os 20 reféns israelenses libertados pelo Hamas
- Hamas liberta os últimos 20 reféns israelenses vivos
Elogios de Trump
Trump destacou que negociar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não foi fácil. “Nada disso teria acontecido sem Netanyahu. Ele é um negociador difícil, mas só assim a gente sabe que ele é grande”, comentou.