Nepal celebra 60 anos da primeira escalada ao topo do Everest

Nepal celebra 60 anos da primeira escalada ao topo do Everest

Neozelandês e nepalês foram os primeiros a chegar ao cume da montanha

AFP

publicidade

O Nepal celebra nesta quarta-feira os 60 anos da primeira escalada ao Everest, a montanha mais alta do mundo. O feito será lembrado em uma festa de quatro dias batizada de "Jubileu de diamante do Everest". O monte tem 8.848 metros de altura.

As comemorações terminarão com uma festa no antigo Palácio Real de Katmandu em homenagem aos dois primeiros homens que alcançaram o pico do mundo: o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.

Em 1953, a expedição britânica de Hillary e Norgay mudou para sempre o alpinismo mundial e colocou seus nomes na história. "Hillary e Tenzing eram estrells do rock nos anos 1950 e 1960", afirmou o filho do neozelandês, Peter Hillary. "O mais importante de 1953 é que partiam para o desconhecido", disse.

Aos 81 anos, Kancha Sherpa ainda recorda uma expedição difícil com final feliz, mas lamenta que a glória não tenha sido melhor dividida. "Todo mundo soube que Tenzing e Hillary conquistaram o Everest, mas ninguém sabe até que ponto trabalhamos duro ao longo de todo o caminho", disse. A expedição durou dois meses e mobilizou mais de 300 pessoas que transportaram oito toneladas de material.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895