Mundo

Netanyahu diz estar disposto a negociar cessar-fogo permanente em Gaza

Se não houver acordo em 60 dias, objetivos serão alcançados "por outros meios, utilizando a força”, afirma primeiro-ministro da Israel

Condição fundamental para cessar-fogo é depoisção de armas do Hamas, diz Netanyahu
Condição fundamental para cessar-fogo é depoisção de armas do Hamas, diz Netanyahu Foto : Alex Wroblewski / AFP / CP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira, 10, que está disposto a negociar um cessar-fogo permanente em Gaza durante uma trégua de 60 dias, mas apenas se o território palestino for desmilitarizado.

"No início desse cessar-fogo, iniciaremos negociações para pôr fim à guerra de forma permanente", disse Netanyahu, acrescentando que as "condições fundamentais" de Israel eram que "o Hamas depusesse as armas" e deixasse de ter "capacidade de governo ou militar".

"Se isso puder ser alcançado por meio de negociações, excelente. Se não for possível alcançar por meio de negociações dentro de 60 dias, conseguiremos por outros meios, utilizando a força, a força do nosso heroico exército", acrescentou.

Veja Também