Nobel da Paz Martti Ahtisaari infectado com o novo coronavírus

Nobel da Paz Martti Ahtisaari infectado com o novo coronavírus

Esposa do ex-presidente da Finlândia também está com Covid-19

AFP

Vencedor do Nobel da Paz está com novo coronavírus

publicidade

O ex-presidente da Finlândia e prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari, 82 anos, foi diagnosticado com o novo coronavírus, anunciou nesta terça-feira o governo. "O presidente Ahtisaari está bem, levando em consideração as circunstâncias", afirmou a presidência em um comunicado, que informa que ex-chefe de Estado apresentou resultado positivo em um exame na segunda-feira.

Ahtisaari foi o presidente da Finlândia entre 1994 e 2000. Em 2008 ele recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu papel como mediador e na resolução de conflitos, entre outros lugares na Indonésia, Namíbia, Irlanda do Norte e nos Bálcãs. No sábado sua esposa Eeva, de 83 anos, também apresentou resultado positivo.

A Finlândia tem oficialmente 700 casos e uma morte, mas o país só realiza testes nas pessoas consideradas de risco elevado. As autoridades acreditam que o número real pode ser 30 vezes mais elevado. Na semana passada, a primeira-ministra Sanna Marin declarou estado de emergência, com fechamento das fronteiras aos não residentes e a proibição de reuniões com mais de dez pessoas.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895