Nova Délhi se asfixia sob nuvem de poluição em meio à celebração do Diwali

Nova Délhi se asfixia sob nuvem de poluição em meio à celebração do Diwali

Capital indiana está entre as cidades mais poluídas do planeta

AFP

publicidade

A capital indiana foi tomada nesta quinta-feira por uma densa e tóxica nuvem de poluição, no mesmo momento em que famílias e amigos se reúnem para celebrar o Diwali, o festival hindu das luzes em novembro.

Nova Délhi está classificada entre as cidades mais poluídas do planeta, tanto por suas emissões de gases tóxicos procedentes da indústria, quanto pelas emissões de seu tráfego de veículos, além das queimadas agrícolas que saturam o ar a cada inverno. Seus 20 milhões de habitantes acordaram com uma névoa cinza e amarelada, que pode ser esperada também nos próximos dias, segundo previsões de especialistas.

Os níveis de partículas de poluição PM2.5, as mais finas e, portanto, mais perigosas, alcançaram um pico de quase 389 nesta quinta, de acordo com as estações de monitoramento da qualidade do ar da agência governamental SAFAR. Este nível é 15 vezes maior que os limites de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

A SAFAR recomendou aos moradores que evitem as atividades ao ar livre e que usem máscaras. A agência também alertou que os fogos de artifício ilegais, que são tradicionalmente disparados no Diwali, podem aumentar ainda mais as taxas de poluição na sexta-feira.

Este fenômeno se acentua também pelas queimadas realizadas por agricultores nos estados vizinhos, já que usam o fogo para limpar seus campos antes de semear. Apesar de a prática ter sido proibida em 2015, ela ainda não acabou e provoca grandes picos de poluição no inverno todos os anos.

"A proporção de poluição por queimadas aumentou hoje de 8% para 25% e chegará a 40% na sexta-feira", disse à AFP o diretor de programas da SAFAR, Gufran Beig.

Em 2020, um relatório da ONG suíça IQAir mostrou que 22 das 30 cidades mais poluídas do mundo estão na Índia. Nova Délhi recebeu o título de capital mais poluída do planeta.

No mesmo ano, a revista Lancet indicou que 1,67 milhão de mortes produzidas em 2019 poderiam ser atribuídas à poluição do ar na Índia, incluindo 17,5 mil em Nova Délhi.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895