Novas variantes de "alto" risco do coronavírus causarão mais mortes, alerta agência europeia

Novas variantes de "alto" risco do coronavírus causarão mais mortes, alerta agência europeia

Mais de três mil casos já foram registrados em dezenas de países da Europa, de acordo com a ECDC

AFP

Agência diz que risco é maior para "aqueles em grupos de idade avançada ou com comorbidades"

publicidade

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) disse nesta terça-feira que há um "alto" risco de que as variantes do Covid-19 recém-descobertas possam afetar ainda mais os cuidados médicos e causar mais mortes devido ao "aumento da transmissibilidade".

O ECDC disse em um relatório que, "embora não haja informações de que as infecções por essas cepas sejam mais graves", o fato de que elas se espalham mais facilmente significa que o impacto sobre "hospitalizações e mortes é avaliado como alto".

Como as variantes de vírus que circulavam anteriormente, o risco é particularmente maior para "aqueles em grupos de idade avançada ou com comorbidades", acrescentou a agência. O relatório abordou especificamente as duas novas variantes descobertas no Reino Unido e na África do Sul, ambas apresentando sinais de "maior transmissibilidade". 

Mais de três mil casos da variante do Reino Unido já foram registrados em dezenas de países da Europa e ao redor do mundo, de acordo com o ECDC.

Na África do Sul, mais de 300 casos de outra variante foram registrados e três casos da mesma variante foram confirmados na Europa, dois no Reino Unido e um na Finlândia, mas todos os três foram associados a pessoas que retornaram da África do Sul.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895