Novo tremor de magnitude 6,1 atinge o Japão

Novo tremor de magnitude 6,1 atinge o Japão

Abalo pôde ser sentido em Tóquio

AFP

Novo tremor de magnitude 6,1 atinge o Japão

publicidade

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu nesta terça-feira o Leste do Japão, um dos tremores mais potentes a acontecerem após o devastador terremoto e tsunami de sexta-feira. O novo abalo pôde ser sentido também na capital Tóquio, onde prédios balançaram. O epicentro foi registrado a 116 km da capital e 36 km de Kofu.

• Leia mais notícias sobre o terremoto no Japão


A agência meteorológica do Japão informou que o nível do oceano pode mudar com o novo abalo, mas que não há expectativa de um tsunami. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor estava a apenas 1 quilômetro de profundidade, o que torna seus efeitos mais devastadores.

O USGS utiliza uma medição baseada na escala aberta de Magnitude de Momento, que mede a área da falha que se rompeu e a totalidade de energia liberada. Nesta escala, um terremoto de magnitude 6 ou superior pode causar danos significativos em áreas populosas.

O terremoto ocorreu às 22h31 (10h31 em Brasília) e não foram registrados danos ou vítimas até o momento. Desde o grande tremor de magnitude 9, mais de 200 réplicas foram registradas no Nordeste do Japão.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895