Mundo

Nuvem de cinzas retorna à Argentina e ao Uruguai

Aeroportos argentinos voltam a cancelar voos

A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue voltou a se espalhar em direção à Província de Buenos Aires, na Argentina, e do Uruguai, informou a Climatempo na tarde desta terça-feira. O fenômeno ocorreu devido à mudança do fluxo dos ventos sobre o sul da Argentina e do Chile.

Nos aeroportos de Buenos Aires e de Colônia, cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires, às margens do rio da Prata, a presença das cinzas vulcânicas foi novamente observada na manhã de hoje. Desde o meio dia o aeroporto Jorge Newbery está sem operar. As cinzas do vulcão reduziram a visibilidade a 4,5 mil metros. Em Ezeiza, voos das companhias LAN e Santiago foram afetados, segundo o jornal Clarín.

Através de um comunicado, a LAN Argentina informou que "decidiu não operar seus vôos programados até que as condições sejam favoráveis". A companhia aérea suspendeu operações domésticas e regionais. Aerolíneas Argentinas e Austral irão retomar as operações quando as "previsões indicarem condições consistentes com os padrões de segurança", disseram em comunicado.

A passagem de várias frentes frias e o estabelecimento de uma circulação de ventos do setor sudoeste acarretou a mudança dos ventos. Nessa direção, os ventos criam uma espécie de "ponte direta" entre a região do vulcão Puyehue e a região da Província de Buenos Aires e o Uruguai.

Segundo o Clarín, muitos dos passageiros retidos nos aeroportos já foram enviados de volta para seus hotéis ou casas em razão do cancelamento dos serviços.