“O mundo não pode permitir outra guerra no Golfo”, alerta ONU

“O mundo não pode permitir outra guerra no Golfo”, alerta ONU

Secretário-geral da Organização das Nações Unidas apela “aos líderes para mostrarem o máximo de contenção” após ataque norte-americano

Correio do Povo

De acordo com Guterres, uma pausa nos combates ajudará a criar corredores para o transporte de ajuda vital

publicidade

O Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, avisou nesta sexta-feira que “o mundo não pode permitir outra guerra no Golfo”, numa referência ao ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdad, no Iraque, que matou o general iraniano Qassem Soleimani. Em um curto comunicado, o português apela “aos líderes para mostrarem o máximo de contenção” neste momento de tensão, sobretudo numa altura em que o Irã pede retaliação severa pela ação.

O ataque já suscitou várias reações, tendo quatro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Rússia, França, Reino Unido e China – alertado para o inevitável aumento das tensões na região. Eles pedem as partes envolvidas que a reduzam. O quinto membro permanente do Conselho são os EUA, cujo secretário de Estado já anunciou que duvida de uma ofensiva de vingança por parte de Teerã.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895