O Muro de Berlim em números

O Muro de Berlim em números

Queda da obra, que foi cenário de 136 mortes e 5 mil fugas, completa 20 anos nesta segunda-feira

AFP

O Muro de Berlim em números

publicidade

O Muro de Berlim foi construído em agosto de 1961 e passou por várias obras de modernização até a sua queda, em 9 de novembro de 1989, 28 anos mais tarde, após ser cenário de 136 mortes e 5 mil fugas. A obra media 155 km de comprimento, dos quais 43 km dividindo Berlim em duas cidades de norte a sul e 112 km isolando o encrave de Berlim oeste do território da República Democrática Alemã (RDA).

Ao longo do muro ficava, do lado leste, uma espécie de "terra de ninguém", cuja distância variava de acordo com as cidades, podendo chegar a 300m. Em mais de 106 km de comprimento, o muro era de concreto e tinha 3,60 m de altura, reforçado na parte de cima por cercas de arame eletrônicas para impedir fugas.

Sete regimentos de 1 mil a 1,2 mil soldados cada um garantiam a vigilância em 302 mirantes e 20 bunkers situados perto do muro, que era guardado por patrulhas ao longo de 124 km. Os mirantes distavam de 250 a 300 metros do centro da cidade e eram religados entre si por um caminho de ronda permanente.

À noite, com seus postes situados a cada 30 m, o Muro era o lugar mais iluminado de toda Berlim, enquanto a parte Leste da cidade ficava mergulhada na escuridão. Para desestimular os candidatos à fuga e impedir veículos de passar para o outro lado, 127 detectores ou alarmes foram instalados ao longo de 259 postos para cães de guarda e 105 km de fossas.

A demolição do Muro começou rapidamente após a abertura dos primeiros postos fronteiriços na noite de 9 de novembro de 1989. Inúmeros caçadores de "souvenirs" se serviram, arrancando pedaços a picaretas. Uma parte do muro foi vendida aos leilões em pedaços em Mônaco em junho de 1990, outros foram oferecidos como presente com o passar dos anos.

Em outros lugares da Alemanha, os 1,4 mil km da fronteira inter-alemã não eram divididos por um muro como em Berlim, mas havia um dispositivo sofisticado para impedir as fugas, com arames farpados eletrônicos e minas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895