O que faz a Guarda Nacional dos EUA?

O que faz a Guarda Nacional dos EUA?

Trump enviou milhares de soldados do grupo para conter ações anti-imigração em Los Angeles

AFP
Trump enviou milhares de soldados do grupo para conter ações anti-imigração em Los Angeles

Trump enviou milhares de soldados do grupo para conter ações anti-imigração em Los Angeles

publicidade

Após protestos contra as operações anti-imigração em Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou milhares de soldados da Guarda Nacional (National Guard) e centenas de fuzileiros navais para defender sedes do governo federal, uma ação que foi duramente criticada pelo governador da Califórnia.

📍 Treinada para responder rapidamente a emergências, a Guarda Nacional é uma força militar de reserva dentro das Forças Armadas dos Estados Unidos, o que significa que a maioria de seus membros serve em meio período enquanto desempenham funções civis ou outras atividades.

A Guarda Nacional pode ser rapidamente mobilizada para:

  • enfrentar emergências em solo americano, geralmente desastres naturais
  • para deslocamentos em zonas de combate, especialmente em caso de guerra

👉 Exército x Guarda Nacional

Ao contrário de outros ramos do Exército americano, a Guarda Nacional desempenha funções tanto em nível estadual quanto federal e é organizada em grupos com bases nos 50 estados, além do Distrito de Columbia, que abriga a capital, Washington, e os territórios americanos de Porto Rico, Guam e Ilhas Virgens.

Como uma força de base estadual, a Guarda Nacional é geralmente acionada e comandada pelo governador de um estado ou território, quando necessário. No entanto, em algumas situações, a Guarda Nacional pode ser 'federalizada' pelo presidente, permanecendo sob seu controle até que a missão federal específica seja concluída, como é o caso atualmente em Los Angeles.

Veja Também

O orçamento mais recente do Departamento de Defesa autoriza um total de 433.000 militares da Guarda Nacional, divididos entre a Guarda Aérea Nacional (Air National Guard) e a Guarda Nacional do Exército (Army National Guard).

Isso significa que, em comparação com outros componentes das Forças Armadas americanas, a Guarda Nacional perde apenas para o Exército em tamanho.

🚨 Resposta de emergência

O maior destacamento da Guarda Nacional nos últimos anos ocorreu durante a pandemia de Covid-19, quando ajudou a construir e equipar centros de emergência, transportar suprimentos médicos por todo o país e coordenar outros aspectos logísticos. Fora de um desastre natural, a Guarda Nacional pode ser mobilizada em emergências criadas por uma ruptura na ordem pública - a controversa disposição que o presidente Trump invocou para enviar tropas à Califórnia.

📍 Protestos

Recorrer à Guarda Nacional para controlar a agitação pública já aconteceu no passado, mas atualmente é raro. Durante os protestos generalizados do Black Lives Matter em 2020, mais da metade dos estados acionou a Guarda Nacional para manter a ordem e ajudar a impor o toque de recolher.

Antes disso, a Guarda Nacional também foi mobilizada em Los Angeles em 1992 para responder aos tumultos que eclodiram após os policiais que espancaram o motorista Rodney King serem absolvidos pela Justiça.

Na época, tumultos, saques e incêndios criminosos se espalharam pela cidade, deixando dezenas de mortos e milhares de feridos. A Guarda Nacional também foi mobilizada durante a era dos direitos civis nas décadas de 1950 e 1960 para ajudar a aplicar as leis contra a segregação nas escolas, após uma decisão histórica da Suprema Corte.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895