Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump

Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump

Atual presidente dos EUA rejeitou a ideia de que derrota de Hillary represente o repúdio de sua visão de mundo

AFP

Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump

publicidade

*Com informações da AE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que ficou surpreso com o resultado da eleições norte-americanas, que deram ao republicano Donald Trump, o direito de suceder Obama no cargo mais importante do mundo. Na Grécia, onde faz sua última viagem à Europa antes de deixar a presidência, Obama também afirmou que "o medo dos norte americano depois de uma crise longa" ajudou a eleger Trump. As informações são da Agência Ansa.

" A agenda dos meus oito anos de governo na Casa Branca mirava, justamente, enfrentar os medos, as ânsias dos cidadãos norte-americanos depois de uma longa crise. E, justamente essas ânsias, alimentaram o fenômeno Donald Trump e os republicanos no Congresso passaram muito tempo não me ajudando a enfrentar", disse Obama.

De acordo com o presidente, o sentimentos de "raiva, frustração e desigualdades econômicas" geram populismos. "A lição que levo é que primeiro precisamos enfrentar essas desigualdades e estes medos para que no futuro menos se alimentem os populismos." concluiu Obama.

Obama mostrou um forte contraste entre sua visão de mundo e a de Trump e também rejeitou a ideia de que possui qualquer responsabilidade pela derrota da democrata Hillary Clinton.

"Eu ainda não me sinto responsável pelo o que o presidente eleito diz ou faz", disse o presidente em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em Atenas.

Obama, que participou de uma dura campanha democrata ao lado de Hillary, continua a ser questionado sobre os resultados da eleição, uma vez que ele repetiu que Trump não sairia vitorioso por causa de sua retórica contra mulheres e minorias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895