Mundo

Obama diz que não sabia de grampos contra aliados

Casa Branca prometeu conter atividades de espionagem dos serviços americanos

Obama diz que não sabia de grampos contra aliados
Obama diz que não sabia de grampos contra aliados Foto : Brendan Smialowski / AFP / CP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que não sabia como os serviços de Inteligência obtinham informações sobre os países aliados, após o mal-estar diante das revelações de espionagem contra diversos líderes europeus. "Como todos os presidentes, quando me mostram dados de Inteligência, em particular quando se trata de aliados como a Alemanha, não fico procurando saber a origem da informação", disse Obama à rede de televisão NBC.

Obama comentou que demonstra interesse a partir do momento em que a espionagem envolve nações que seriam uma ameaça aos Estados Unidos. "Se são outros países envolvidos, que representam uma ameaça para os Estados Unidos, então não apenas me interesso pela informação, mas também sobre como foi obtida, porque aí sim isto é relevante".

A Casa Branca prometeu conter as atividades de espionagem dos serviços americanos após uma onda de protestos de países europeus e latino-americanos decorrentes das revelações do ex-assessor de Inteligência Edward Snowden.

Segundo documentos vazados por Snowden, a NSA (Agência Nacional de Segurança) "grampeou" o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, e comunicações eletrônicas da presidente Dilma Rousseff, entre outros líderes mundiais.

Bookmark and Share